21/10/2016

A SITUAÇÃO DO PINHEIRO DAS AREIAS: INFORMAÇÕES OBTIDAS

CONTACTO COM O INSTITUTO DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E FLORESTAS - SANTARÉM

Em 18 de Out 2016, fomos ao ICNF-Santarém, para sabermos em que ponto está o processo de preservação do Pinheiro das Areias. Fomos informados de que brevemente, no período do ano que é da tradicional poda dos pinheiros, irá ser cortada a parte em que a pernada quebrou, para lhe dar uma consistência maior, de modo a que não haja tanta infiltração de água, tanto mais que vamos entrar na altura em que as chuvas começam a ser em maior quantidade e regularidade. Este trabalho implicará a aplicação de produto que dificulte a penetração da água no topo da pernada danificada.

Quanto à protecção da zona das raízes expostas e à constituição de uma área circular, em torno do tronco do pinheiro, trabalhos há muito equacionados, espera-se que, a nível da Câmara, sejam tomadas medidas concretas.

OUTRAS INFORMAÇÕES DADAS, NA NOSSA PÁGINA DO FACEBOOK

Entretanto, tendo publicado na nossa página do facebook a informação atrás reproduzida, foi colocada no mesmo local o seguinte, por César Garcia

"Eu visitei recentemente o Pinheiro das Areias com técnicos da CMS, com um cirurgião de árvores qualificado (que trabalha frequentemente no Jardim Botânico da UL, em Seteais e noutros locais com árvores icónicas) e com o conhecimento do ICNF de Lisboa. Este especialista informou que a árvore se encontra bem, mas a necessitar de um suporte em metal, bem como uma intervenção em toda a área ocupada pela árvore classificada. Vai enviar um orçamento para a CMS, que está a demorar devido à estrutura metálica. Era bom um entendimento entre o ICNF Lx, ICNF STR, CMS, Junta e este Movimento, quando o orçamento chegar. Não é um pinheiro qualquer, o próprio cirurgião o evidenciou. César Garcia, Botânico. Jardim Botânico de Lisboa".   


Estamos atentos ao assunto. Daremos mais informação, sejam realizados, ou não, os trabalhos que referimos.


Movimento Ecologista do Vale de Santarém.


Pinheiro das Areias, no Vale de Santarém, árvore
classificada de interesse público, a necessitar de
preservação.

Pinheiro das Areias, no Vale de Santarém, árvore classificada
de 
interesse público, a necessitar de preservação.


Sem comentários:

Enviar um comentário