23/06/2015

NO 20º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DO VALE DE SANTARÉM A VILA - UM ACONTECIMENTO DE GRANDE SIGNIFICADO

No Vale de Santarém, no dia 21 de Junho (domingo) houve um acontecimento de grande importância – a comemoração do 20º aniversário da elevação do Vale a Vila, promovida pela Junta de Freguesia. Do programa destacamos a sessão que decorreu na Junta, com grande assistência – muitas pessoas não puderam entrar na sala – onde os oradores convidados e os dos partidos políticos representados na assembleia de freguesia tiveram intervenções sobre o significado do acto e sobre o Vale de Santarém – passado, presente e futuro.

De grande relevo, entendemos nós, foram as intervenções de Aurélio Lopes e de José Luís Noras, cada um a seu modo e com a sua especificidade, a colocarem a tónica no Vale Histórico, assim como no Vale com potencial para se engrandecer e afirmar, se também, por si mesmo, lutar e exigir um novo patamar enquanto comunidade, com um lugar particular no concelho e na região.

Além disso, o mais que se ouviu foi dirigido exactamente à necessidade de caminharmos decididamente para um futuro melhor na nossa terra, tanto nas palavras dos representantes dos partidos políticos como de outros Vale-Santarenos que, com muito acerto, falaram também naquela sessão aberta.

De enorme significado foi também a homenagem aos autarcas eleitos após o 25 de Abril de 1974. Para além de prestações obviamente de qualidade diversa ao longo destas décadas, todos foram envolvidos no reconhecimento público institucional que neste dia lhes foi tributado. Tendo já falecido alguns, o documento de homenagem foi entregue aos familiares. 


Pela nossa parte, Movimento Ecologista do Vale-Movecologista Vale Santarem, a mais jovem organização de cidadania da terra (a nossa fundação foi em 30 de Agosto de 2013) queremos afirmar o sentimento de orgulho, mas também de assunção de responsabilidade e de cidadania pelo facto de termos estado presentes nesta tão significativa cerimónia, ao lado das associações/colectividades do Vale, uma riqueza viva do nosso viver colectivo há muitas décadas, sem dúvida postadas em tudo fazer por esse objectivo de um Vale de Santarém melhor, em todos os aspectos. 


Responsabilidade que assumimos, de modo independente e sem quaisquer influências partidárias ou de qualquer outra natureza, orientando-nos continuadamente pela nossa missão – contribuir, em cidadania activa, pela defesa do meio ambiente e do património natural e edificado e pela preservação das tradições da nossa terra. Por esta via, contribuiremos, todos os dias, para um novo futuro do Vale de Santarém.

Finalmente, nesta cerimónia estreámos a nossa bandeira. Ficámos assim, também pelo nosso símbolo, lado a lado com as restantes colectividades, pela construção de um Vale de Santarém melhor. É nisso que nos estamos a empenhar, ao lado de todos os Vale-Santarenos: os que aqui nasceram e os que escolheram a nossa terra para viver.


A Coordenação do Movimento Ecologista do Vale de Santarém.


Comemoração do 20º Aniversário
da Elevação do Vale de Santarém a Vila - 21 Junho 2015. Programa.

Bandeira do Movimento Ecologista do Vale de Santarém, presente
(pela 1ª vez numa cerimónia oficial) na Comemoração do 20º Aniversário
da Elevação do Vale de Santarém a Vila - 21 Junho 2015.
Comemoração do 20º Aniversário
da Elevação do Vale de Santarém a Vila - 21 Junho 2015. Durante a sessão,
na Junta de Freguesia.

Comemoração do 20º Aniversário
da Elevação do Vale de Santarém a Vila - 21 Junho 2015. Durante a sessão,
na Junta de Freguesia.

Comemoração do 20º Aniversário
da Elevação do Vale de Santarém a Vila - 21 Junho 2015. Durante a sessão,
na Junta de Freguesia.



Sem comentários:

Enviar um comentário