2015/05/21

CRIANÇAS DO ATL DO CES-FONTE BOA EM CONTACTO COM A NATUREZA, NO VALE DE SANTARÉM

COM A COLABORAÇÃO DO MOVIMENTO ECOLOGISTA DO VALE DE SANTARÉM, AS CRIANÇAS DO ATL-CES FONTE BOA TIVERAM MAIS UMA RICA EXPERIÊNCIA EM AMBIENTE DE NATUREZA

No seguimento de uma parceria estabelecida em reunião havida com o CES-Fonte Boa, um grupo de crianças do ATL fez um passeio pela natureza, no Vale de Santarém. Foi no dia 26 de Março passado, após a escolha de um percurso junto ao Rio das Patas, que começou na nascente do ribeiro e se estendeu ao Pinheiro das Areias, com passagem também pela nascente da Fonte das Três Bicas (nas Rebelas) pela própria fonte e pelo Jardim Público, terminando no pinheiro.

Defendemos, desde a nossa criação, que é importante haver nas escolas, logo nos 1ºs anos (para além de ser decisivo também em contexto familiar) uma educação prática para a importância do meio ambiente, para a defesa da vida, da terra, da natureza. 

Esta primeira acção, que muito saudamos, insere-se nesse objectivo. Coube ao Francisco Nascimento Ferreira, membro da nossa coordenação, a escolha do percurso, para um passeio, em que ele também participou, sendo o grupo conduzido pelo Nuno Pisco, do CES-Fonte Boa, que também é membro mais recente da nossa coordenação. 

Pela nossa parte, quer com o CES-Fonte Boa, quer com a Escola Básica do Vale de Santarém, quer com outras escolas, estamos disponíveis para mais acções, que são da máxima importância para ajudar a formar crianças e jovens com consciência e práticas ecológicas e, neste caso também, para conhecerem melhor o Vale de Santarém.

As fotos falam por si. Agradecemos o acolhimento dado ao grupo, em particular, pelos nossos Amigos Antonio Pedro Moreira Oliveira e Luísa Oliveira.

A Coordenação.


Reunião do grupo, antes do início do passeio na natureza,
no Vale de Santarém, em 26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Mina-Fonte do Rio das PatasPasseio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Junto à Mina - Nascente do Rio das PatasPasseio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Provando a água da mina-Nascente do rio das Patas.Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
A novidade das Canas da Índia e a brincadeira que elas permitem... Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015.Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Junto ao Rio das Patas.
Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
O que resta da Fábrica das Tripas, que nos anos 1960 semeou a poluição
no rio das Patas, impedindo a lavagem de roupa e a rega das hortas.Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém.
O Rio das Patas-Canal de Baixo.Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém.
O Rio das Patas-Canal de Cima.Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém.
Lago com peixes. Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
A nascente da Fonte das Três Bicas.
Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém.
A nascente da Fonte das Três Bicas.
Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém. 
Na nascente da Fonte das Três Bicas.Passeio na natureza- Vale de Santarém.26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém. 
Na Fonte das Três Bicas. Passeio na natureza- Vale de Santarém26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Almoço no Jardim Público. Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém. 
Brincadeira no Jardim Público.Passeio na natureza-Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Vamos ao Pinheiro das Areias... Passeio na natureza- Vale de Santarém26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Vamos ao Pinheiro das Areias...Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém. 
Foram precisos 7 meninos para abraçar o Pinheiro das Areias.Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém.
E os meninos mediram o perímetro  do tronco do pinheiro... Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém. 
E fizeram brincadeiras ali... Passeio na natureza- Vale de Santarém-26 Mar2015Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Foto de grupo, com o pinheiro. Passeio na natureza- Vale de Santarém26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa
Movimento Ecologista Vale Santarém. 
Pinheiro em perigo, com as raízes à mostra.Passeio na natureza- Vale de Santarém26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.
Daqui até se vê a Fonte Boa... Passeio na natureza- Vale de Santarém26 Mar2015-Parceria CES-Fonte Boa e Movimento Ecologista Vale Santarém.












































Sem comentários:

Enviar um comentário

Aguardamos e agradecemos o seu comentário