09/10/2014

NO VALE DE SANTARÉM, EM 25 DE OUTUBRO 2014 - CAMINHADA PELA VIDA + GINCANA DE BICICLETA

PELA SAÚDE, PELA ECOLOGIA. PELA VIDA. 

É com muito gosto que anunciamos nova realização no Vale de Santarém, desta vez numa organização conjunta do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue e do Movimento Ecologista. De facto, partilhando objectivos comuns, de promoção e defesa da vida, tanto dos seres humanos como da natureza, as direcções das duas organizações encontraram-se para levar a cabo estas duas acções, nas quais se vão empenhar para que sejam bem-sucedidas, com benefício para os Vale-Santarenos.

Assim, a caminhada é uma actividade muito salutar, não só pelo que permite nos domínios físico e psicológico, mas também pelo que promove de contacto com a natureza, onde, infelizmente, nem tudo corre bem - veja-se a poluição que, há anos, ataca o rio Maior/Vala. Ora, esta caminhada, decorrendo em parte no cômoro da vala, leva os participantes ao histórico rio, um dos mais importantes afluentes do Tejo, onde lança águas poluídas por suinicultoras, fábrica de tomate e esgotos urbanos - ETAR de Santarém. É, assim, uma caminhada em defesa da vida: das pessoas e do próprio rio.

A gincana de bicicleta, actividade que há muitos anos não se realizava no Vale de Santarém, tem igualmente essa componente do exercício físico e, também, do desafio, da brincadeira, da partilha de habilidades, favorável no plano psicológico, do divertimento, para além da competição, que se deseja saudável.

As duas actividades vão ser acompanhadas pelo Grupo de Dadores Benévolos de Sangue para, no âmbito da sua acção, realizar acções ligadas com a saúde das pessoas e com a promoção da dádiva de sangue, envolvendo desde as crianças aos adultos e mais idosos.

Dado que a 1ª caminhada que o Movimento Ecologista realizou, no ano passado, teve mais de 40 participantes e, por outro lado, havia já muitos Vale-Santarenos a perguntar... "então, quando vamos caminhar outra vez?..." estamos a admitir que haverá muitos interessados. O mesmo pensamos em relação à gincana de bicicleta, uma novidade para muitos, sobretudo para os mais novos. Todos podem participar, das crianças aos mais velhos. É o que mais desejamos: tanto nós, Movimento Ecologista como o Grupo de Dadores de Sangue.

As inscrições para almoço - uma vez que pode haver participantes, na caminhada ou na gincana, que não queiram marcação para almoço - poderão ser feitas consoante o cartaz que divulgamos abaixo.

Resta referir que o Grupo de Dadores de Sangue e o Movimento Ecologista vão ter uma equipa conjunta a tratar de tudo, desde as inscrições, à própria realização das actividades e seu acompanhamento, bem como da confecção e serviço do almoço. Outra particularidade: a organização da gincana, nos seus aspectos técnicos, vai ter a intervenção do Paulo Monteiro e de outros colaboradores, o que muito se agradece desde já. A caminhada começa às 9 H00 e a gincana começa às 14 H 30, as duas junto ao Jardim Público do Vale de Santarém.

Esta realização, para a qual vai ser feito seguro,  conta com o apoio da Junta de Freguesia do Vale de Santarém. 

A Coordenação do Movimento Ecologista do Vale de Santarém
Carlos Vieira - Francisco Nascimento Ferreira - Manuel João Sá.


Sem comentários:

Enviar um comentário