Com vista a levar por diante a intenção de criar a Ecovia, as três associações ecologistas que anunciaram esta ideia,
(Eco-Cartaxo, Ar Puro-Rio Maior e Movimento Ecologista Vale de Santarém)
reuniram dia 19 Dez. com a EICEL 1920 e o Clube do Mato, associações da região de Rio Maior. Desta reunião resultou a consonância de ideias quanto a este objectivo. Estão previstas outras reuniões com associações existentes ao longo do rio, que se estende por quatro concelhos: Rio Maior, Santarém, Cartaxo e Azambuja.
Estas novas reuniões serão com associações de caminheiros, praticantes de BTT, clubes de pesca, clubes de canoagem, grupos de orientação e de outras práticas em ambiente de natureza. Oportunamente, a ideia será apresentada às autarquias.
O percurso da Ecovia poderá aproveitar o traçado do antigo ramal ferroviário entre Rio Maior e o Vale de Santarém, por onde se escoava o minério de carvão da Mina do Espadanal, de rio Maior, e de que existe uma importante associação de mineiros, a qual está no facebook e cujos links são:
Também o Clube do Mato está na internet. Os links são:
Na foto, os membros das cinco associações participantes na reunião de 19 de Dez. 2014, realizada na sede da Associação de Mineiros da EICEL 1920, em Rio Maior.
Devo lembrar que o antigo ramal ferroviário já não existe em muitas partes da sua original extensão, nomeadamente no concelho de Rio Maior!
ResponderEliminar